Qualquer empresa pode se beneficiar e usar a contabilidade digital. Esse é um recurso que surgiu para facilitar processos, reduzir custos, aumentar a eficiência, produtividade, efetividade e segurança de atividades burocráticas que eram feitas de forma manual pelos contadores. Continue lendo e saiba mais.
Contabilidade digital
A contabilidade digital é um termo usado para fazer referência a transações no ambiente eletrônico com uso de softwares e sem uso de papeis. De maneira simples, é uma forma de agilizar processos de forma digital com uso de tecnologia.
Onde surgiu a contabilidade digital
Faz parte de uma tendência chamada economia digital que começou nos Estados Unidos usando um conceito para ter um sistema de taxação de impostos mais eficiente. Ocorreu em meados de 2003 em um projeto realizado pelo Governo Federal com objetivo de modernizar processos.
Ferramentas eletrônicas
Desde então, os sistemas evoluíram e foram sendo adotados por empresas de contabilidade com adoção de nota fiscal eletrônica (NF-e), entre outros.
Estas ferramentas se tornaram úteis para os profissionais de contabilidade eliminarem passos da rotina que demandavam muito tempo fazendo seu trabalho ficar mais eficiente. Então, esses softwares não substituem o contador, mas ajudam suas rotinas.
No Brasil, esse processo chegou aos poucos com a digitalização de processos na última década e estão surgindo novas ferramentas que usam a inteligência artificial.
Atendimento online é diferente da contabilidade digital
Existe a parcela de contadores que fazem atendimentos online usando a internet, mas não usam esses softwares da contabilidade digital, como tem escritórios convencionais que oferecem serviços de contabilidade digital, mas podem não atender online.
Na contabilidade digital os dados são inseridos no meio eletrônico e os softwares interpretam de forma eficiente e rápida aumentando a produtividade com segurança de criptografia.
Esses dados podem ser interpretados e compartilhados em redes internas e externas usando uma interface web armazenando os dados em nuvens que podem ser acessados de forma fácil.
Termos técnicos
Nuvem é o termo usado para armazenamento de dados fora do computador, mas em uma rede global de servidores que podem estar localizados em diferentes locais.
Criptografia é um princípio da comunicação tecnológica com adoção de protocolos para codificar dados impedindo que eles sejam acessados por pessoas não autorizadas.
ERP (Enterprise Resource Planning – Sistema integrado de gestão empresarial)
O software chamado ERP é um programa que deixa as informações disponíveis em um ambiente colaborativo.
Os dados são acessados em base de dados central, com diversas funções usando criptografia com uma visão ampla de todos os processos em tempo real com integração das equipes.
Então, a digitalização dos dados e uso de novas tecnologias são benéficos por deixar a inserção de dados mais rápida, os processos mais ágeis e integrados.
Desta forma, os profissionais tem mais tempo para se dedicar na elaboração de estratégias do que gerar relatórios financeiros, por exemplo.
Como usar a contabilidade digital
Os processos burocráticos que envolvem finanças no Brasil ainda continuam complexos e são únicos de acordo com regra de cada órgão.
Certas etapas estão sendo facilitadas com uso de sites e softwares de forma online ou com intranet, mas os processos ainda devem ser feitos por profissionais autorizados, a exemplo dos contadores.
Portanto, para usar a contabilidade digital é recomendado procurar um profissional ou uma empresa capacitada.