A pandemia do coronavírus esta agindo como um grande freio de arrumação mundial e terá reflexo com certeza nas próximas décadas. Sem contar que ainda não desenvolvemos vacina capazes de controlas as novas cepas que estão surgindo, como a beta e a ômicron. Vivemos tempos ainda sombrios e com manipulação de informação da maioria dos órgãos de comunicação e governos.

A gripe espanhola de 1918 causou o mesmo tipo de mudanças nos anos seguintes, porém nos dias atuais temos o uso da tecnologia que está rapidamente transformando empresas e criando fortes tendências para os próximos anos.

Vejamos algumas delas:

Mídias Digitais

O uso de veículos online será cada vez mais acelerado daqui para a frente. O Facebook lançou o Metaverso, proposta de interação em um mundo virtual que propiciará a interação online e individual, com indivíduos se acoplando ao mundo virtual através do uso de óculos e outros dispositivos. Elon Musk já começa a falar em acesso por chips cerebrais, o que vai gerar grande discussão ética nos próximos anos.

Conectividade e Infotech

Estamos cada vez mais resolvendo assuntos através de videoconferência e outros instrumentos online. Uma tendência que vai se consolidar nos próximos anos.

Trabalho e Educação Online

Muitos de nós vamos querer ficar em casa depois que a pandemia passar, por uma questão de conforto. Quando a gente se estrutura para trabalhar de casa, temos melhor desempenho e conseguimos entregar mais resultado.No futuro, vamos escolher entre assistir à aula presencial ou online, ou ir até o escritório.

Novos modelos de negócios

Muitos negócios vão perder a importância, enquanto outros irão se destacar. Os setores que podem ficar em desvantagem pós-pandemia são: automotivo, combustível, construção, negócios imobiliários, petróleo, turismo e viagem. Já os que podem levar vantagem são: agricultura, bem-estar, e-commerce, educação à distância, energia, entretenimento digital, logística, saúde e medicina.

Mentoria

É cada vez mais comum que as pessoas passem horas online durante esse período prolongado em casa. Enquanto alguns utilizam esse tempo de forma ociosa, outras anseiam por usar parte desse período de forma realmente produtiva. Assim, plataformas que permitam uma conexão com professores, especialistas e mentores são uma tendência crescente para quem busca aprender novas habilidades sem perder a interação humana.

Apropriação digital

Segundo uma pesquisa da Consultoria Kantar, cada vez mais as pessoas estão buscando soluções digitais. Essa apropriação do online é muito positiva, especialmente em um mundo que caminha para uma agilidade e competitividade crescentes.

Entre as práticas com maior demanda estão:

    34% consultas online

    33% cursos online

    29% softwares de home office

    26% serviços de entretenimento online

    21% lives via celular

Profissionais preparados para essa expansão do mercado terão um grande diferencial no médio e longo prazo.

E você ? Já parou para pensar sobre o impacto das novas tendências nos seus negócios? Pense e reflita a respeito. O Sebrae Nacional possui diversos treinamentos e soluções on line que pode lhe ajudar no desenvolvimento de novas competências empresariais.

Deixe sua opinião