Toda empresa sobrevive de suas receitas, ou seja, o dinheiro que entra no caixa em função de suas vendas ou dos serviços que presta. Essas entradas precisam ser superiores às despesas e custos, caso contrário, não será possível honrar os compromissos. Mas como administrar fluxo de caixa para evitar surpresas desagradáveis? Como não se ver em uma situação em que não há recursos para pagar as contas? Existem alguns segredos de como administrar fluxo de caixa que você deve usar em seu negócio. Isso permitirá antecipar-se a eventuais dificuldades e tomar as devidas providências em tempo hábil.

O que é administração de fluxo de caixa?

O objetivo da administração do fluxo de caixa é garantir que os saldos de caixa sejam suficientes para que a empresa possa atingir seus objetivos estratégicos sem tornar-se insolvente. Isto é: evitar que a empresa se encontre sem recursos para pagar suas obrigações. Para conseguir isso, é fundamental ter uma visão de futuro, detectar tendências e preparar o negócio para contar com dinheiro suficiente na hora que precisar.

Analisando o comportamento da empresa nos anos anteriores, é possível saber quando ela recebe mais recursos e quando tem mais despesas, levando em conta a sazonalidade e outros fatores.

Veja algumas dicas que podem te auxiliar no dia a dia da sua empresa:

Acompanhe diariamente seu fluxo de caixa

A gestão do fluxo de caixa deve ser uma tarefa diária, e mesmo na pequena empresa, não pode ser uma tarefa acumulativa mensal. O ideal é que o fluxo de caixa seja um espelho fiel de todas as contas bancárias da empresa, e tenha seus saldos conciliados no início do expediente de cada dia. Mesmo na pequena empresa, é primordial que alguém responsável pela tarefa execute estas rotinas.

Saiba exatamente quais são as entradas e saídas de sua empresa

É preciso que você identifique claramente todas as receitas e despesas de sua empresa: alugueis, energia elétrica, internet, recebimento de clientes, identificando claramente despesas fixas (que são permanentes) e varíaveis (que aumentam de acordo com a receita, por exemplo). Você pode começar organizando isso numa planilha, mas considere a adoção de um software de gestão, que integre faturamento, contas a pagar e contas a receber. Existem soluções de baixo custo e gratuitos no mercado.

Mantenha esses dados atualizados

Depois dessa primeira listagem de tudo que sua empresa gasta e recebe usualmente, fique de olho e vá fazendo ajustes diariamente.Uma dica é reservar 30 minutos, no início do trabalho, para atualizar os dados do dia anterior. Essa rotina te permitirá maior domínio sobre o rumo do negócio.

Leve em conta a sazonalidade

Se o seu negócio passa por períodos de sazonalidade, é importante que você considere isso na sua previsão. É necessário uma análise constante do comportamento econômico e como isso pode impactar em seus negócios. Faça ainda uma previsão de custos de pessoal, como 13º. Salário e Férias por exemplo, e dilua este gasto mensalmente em uma conta de reservas mensalmente. Você evitará grande impacto no seu fluxo de caixa quando for ocorrer o desembolso.

Saiba qual é a média de tempo de recebimentos e de pagamentos

Saiba claramente qual e média de tempo que você recebe de seus clientes e paga os seus fornecedores, principalmente se não recebe a vista. Procure sempre negociar prazos de recebimento mais curtos que o prazo de pagamento. Outra boa alternativa é receber no fluxo mensal dos clientes antes de efetuar o pagamento de fornecedores.

Automação de processos de faturamento e cobrança

Se você tem um volume grande de clientes, o ideal é buscar uma ferramenta que automatiza o processo de faturamento e cobrança, com envio de e-mails automáticos e de cobrança, quando o cliente não efetuar o pagamento, por exemplo. Observe também procedimentos e políticas de cobrança aos clientes inadimplentes e como fará a gestão disso. Gostou das dicas? Acompanhe por aqui temas sobre finanças e contabilidade.

Visite nosso site e conheça nossos serviços de contabilidade e consultoria financeira, visitando as áreas da Contabilidade e Consultoria Consciente.

Deixe sua opinião