A Alpha Cosméticos precisa realizar pesquisa de mercado para elucidar as seguintes questões: o posicionamento correto da marca no mercado, a entrada de novos produtos veganos no mercado e também o teste da eficácia da publicidade que gira em torno das campanhas de divulgação da empresa. Assim “uma das funções da pesquisa de mercado é justamente identificar alguns aspectos em relação ao público das organizações, como as preferências, hábitos e intenção de compra, o perfil demográfico e socioeconômico, benefícios procurados e prioridade de consumo” (Samara e Barros, 2007; Sebrae 2018).

Desta forma, os seguintes pontos devem ser considerados no passo a passo do planejamento das pesquisa de qualquer pequeno negócio:

Coleta de Dados Online: desenvolvimento de questionário com as principais questões pertinentes ao posicionamento da marca e público consumidor. Este questionário deve apresentar as seguintes perguntas principais, podendo serem desenvolvidas ou acrescentadas questões pelo time gestor da pesquisa: Faixa Etária do grupo consumidor; quanto está disposto a gastar em cosméticos para a pele e cabelo mensamente (faixa de valor); a questão de produto vegano é uma condicionante para a compra do produto?; através de quais canais de compra costuma adquirir produtos de beleza?; a opinião de um terceiro influencia no seu poder de decisão sobre compra de produtos?; quais sites e blogs costuma consultar para decidir sobre compra de produtos?; conhece sobre os novos produtos da Alpha? Como?; Você conhece o site de vendas da Alpha Cosméticos? É um canal adequado de compra?; Costuma utilizar produtos “anti-idade”? Acha primordial nos dias de hoje?. A aplicação desta pesquisa de mercado on-line deve  ser difundida através das mídias sociais da Alpha, com campanhas específicas que delimitem adequadamente o público a ser atingido, através de todos os canais atingidos pela Alpha. A amostragem mínima sugerida é a pesquisa com um público mínimo de mil pessoas por praça da pesquisa (São Paulo e Rio de Janeiro), com uma chance de acerto de 95% de confiança (MALHOTRA, NUNAN; BIRKS 2017).

Coleta de Dados através do método de Grupo Focal: devido à busca de resposta qualitativas, a empresa deverá utilizar também a reunião de grupos focais, de 6 a 10 participantes, preferencialmente com formadores (as) de opinião, jornalistas da área da beleza e blogueiros do ramo da beleza, a fim de identificar claramente qual a abordagem necessária para a apresentação de novas linhas de produtos a estes públicos em geral e o seu engajamento nas redes sociais.

Outro passo não menos importante é a Pesquisa de Mercado Secundária, através da observação geral do momento econômico e outras premissas do mercado consumidor em que a empresa atua. Você pode saber mais baixando o e-book com mais detalhes, e sua aplicação é para qualquer tipo de negócio. Antes de contratar uma empresa com valores que nem sempre são possíveis ao pequeno empreendedor, saiba que o SEBRAE oferece material amplo para elaboração de todas as pesquisas citadas neste artigo.

Flávio Freitas é administrador de empresas formado pela UNIFEI-SP (1997). É formado pela FIA-USP em MBA em Recursos Humanos (2003) e Gestão de Qualidade de Vida no Trabalho (2004). Com 30 anos de experiência em auditoria (BDO) e consultor em empresas do setor de indústria, serviços e comércio desde 2003, atua também como produtor cultural no mercado de música e dança (desde 2005) e criou a Empresa do Futuro, uma Startup digital que atua com suas marcas e soluções: Contabilidade Consciente e Consultoria Consciente. Atualmente está cursando Ciências Contábeis na FIPECAFI-SP e MBA em Marketing Digital na FMU-SP

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