Quando falamos em mudança de qualidade de vida, um dos principais fatores é a mudança e adoção de novos hábitos alimentares, que acabam impactando na qualidade de nossa saúde a médio e longo prazo. Por isso, temos que adotar novos hábitos hoje, para garantir a ausência de doença no amanhã. Um dos principais empecilhos na mudança de hábito está arraigado em nossos conceitos pessoais de alimentação, que nem sempre foram observados no seio da família. A nossa resistência a mudanças e também a procrastinação são hábitos que mais prejudicam que auxiliam.
Veja alguns hábitos alimentares que podem melhorar a sua qualidade de vida e bem estar:
Beba mais água
Seis a oito copos por dia contribuem para o funcionamento do organismo. Além disso, a hidratação adequada traz consequências positivas para intestino, cabelos, pele e unhas. Mantenha uma garrafinha de água sempre por perto. Consumo de água por diabéticos deve ser evitado ao menos três horas antes do período de sono.
Inclua alimentos integrais na dieta
Alimentos na versão integral contribuem com mais fibras na dieta, ajudando na manutenção das taxas de açúcar no sangue em níveis normais.
Fique atento ao sal
Utilize pouco sal no preparo dos alimentos, investindo nos temperos naturais (como alho, cebola e ervas frescas e secas).
Atenção com o consumo de bebidas alcoólicas
Contém 7 kcal por grama, quase tanto quanto a gordura, e não tem nenhum benefício nutricional. O excesso ainda prejudica o funcionamento do fígado.
Mantenha o prazer de comer
Comer devagar é necessário para que o organismo perceba a ingestão do alimento e, consequentemente, controle o apetite e a sensação de saciedade.
Consuma de três a cinco frutas por dia
Além de excelentes opções para os lanches intermediários, contribuem com o fornecimento de vitaminas e minerais, assim como de fibras, que ajudam a manter a glicemia estável e a controlar o peso.
Evite grandes restrições
Restringir demais a quantidade de alimentos ingeridos faz com que deixe de consumir nutrientes importantes ao organismo. Além disso, excluir algum nutriente (carboidrato, proteína, gordura) por muito tempo prejudica o bom funcionamento do organismo e dificulta manutenção do peso, favorecendo o efeito sanfona.
Moderação no consumo de cafeína
Alimentos como café, chocolate, refrigerantes à base de cola e chá mate são ricos em cafeína, que em excesso aumenta a liberação de adrenalina. O ideal do café é consumir até três xícaras pequenas por dia.
Evite alimentos industrializados
Quando uma pessoa está passando por um momento de estresse muito grande, é comum que ela busque prazer em algumas fontes alimentares como o fast food. Isso acontece porque essas opções trazem uma sensação momentânea de prazer, disfarçando os sentimentos ruins que essa condição psicológica nos traz.
De fato, alimentos ricos em gorduras e açúcar podem trazer esse alívio, uma vez que eles aumentam a produção de serotonina (hormônio responsável pela sensação de bem-estar). Porém, ela se esgota muito rápido no organismo, fazendo nosso corpo “precisar” de novas fontes como essas, o que aumenta a ingestão de calorias.
Emagreça de forma saudável
A pressão para perder peso em poucos meses, como sugerem muitas dietas da moda, causa frustração, pois elas não oferecem perda de gordura (peso) suficiente. Sem contar que essa situação leva a um estresse emocional que desencadeia compulsão alimentar em alguns momentos do dia.
Uma atitude muito comum em dietas extremamente restritivas é a compulsão alimentar após o término do tempo indicado, que pode se tornar uma culpa enorme. Por isso, é indicado consultar um nutricionista. Com a ajuda dele, você alcançará hábitos saudáveis de alimentação sem passar fome.
Se não puder adotar todos os hábitos de uma só vez, inicie aos poucos. O importante é sempre começar hoje e nunca deixa para depois. Estamos elaborando um programa de qualidade de vida para ajudar as pessoas em geral, por isso, acompanhe as novidades por aqui. O lançamento vai ocorrer ainda no primeiro semestre. E lembre-se: consulte sempre um médico e um nutricionista antes de começar qualquer dieta ou mudança radical em seus hábitos alimentares.