BPO é uma sigla em inglês para Business Process Outsourcing, que nada mais é do que a terceirização da gestão de um determinado processo, no caso financeiro. BPO Financeiro então é, em linhas gerais, quando se contrata uma empresa terceirizada para realizar a gestão das finanças do seu empreendimento.

Quais são as vantagens em contratar um BPO financeiro?

‍Sabemos que as pequenas e médias empresas, principalmente, normalmente apresentam acúmulo de funções para seu dono e seus gestores, o que pode se tornar um grande problema de gerenciamento.

A contratação de um serviço de BPO, além de não sobrecarregar os gestores e profissionais da empresa, ainda otimiza os processos de forma que a companhia foque mais em sua atividade principal para garantir bons resultados.

Veja a seguir os principais benefícios do BPO financeiro.

Produtividade e eficiência

‍Contar com uma prestadora de BPO financeiro pode gerar mais produtividade e eficiência, justamente por deixar essa tarefa nas mãos de profissionais especializados em finanças empresariais.

Ao retirar essa demanda do dia a dia dos gestores, é possível focar no core business da companhia e dedicar mais tempo para realizar suas atividades. Além disso, os processos financeiros serão feitos com mais eficiência e qualidade, evitando erros e retrabalho.

Segurança financeira

‍Outra vantagem é poder contar com uma estruturação financeira que dê mais segurança para a continuidade do negócio. Ter uma prestadora dedicada a cuidar da contabilidade e das finanças da empresa evita que falhas graves ocorram e gerem prejuízos.

Além disso, o BPO financeiro pode desenvolver um plano de redução de custos para que o negócio se torne mais sustentável. Todas essas vantagens contribuem para promover a saúde contábil da empresa.

Planejamento estratégico

‍Ao contar com a terceirização contábil e financeira por meio de um BPO, é possível tornar essa área da empresa mais estratégica. Principalmente nos casos de empresas de pequeno e médio porte, onde o controle financeiro é feito pelos próprios gestores, é mais difícil desenvolver esse tipo de planejamento.

Isso acontece porque geralmente eles estão mais focados na administração da companhia como um todo, incluindo fechar novos negócios, manter a equipe produtiva, entre outras responsabilidades. Por isso, o BPO financeiro é uma vantagem competitiva para a empresa, pois permite que profissionais especializados estruturem melhor o setor.

Para a contratação do BPO é preciso levar em conta a quantidade de documentos processados mensalmente pelo setor financeiro da empresa. Será que realmente preciso contratar um BPO ou é um problema de organização de rotinas? Talvez a adoção de um software de gestão financeira pode resolver o problema da empresa, então é preciso cautela no levantamento da necessidade.

Deixe sua opinião