Valores Institucionais são ideias fundamentais em torno das quais se edifica uma organização. Representam as convicções dominantes, as crenças básicas das pessoas da organização, que permeiam todas as atividades e relações com os clientes, fornecedores, funcionários e comunidade.

Os valores institucionais representam os princípios compartilhados, as convicções dominantes, aquilo em que a maioria das pessoas da organização acredita. Os valores permeiam todas as atividades e relações existentes na organização. São elementos motivadores que direcionam as ações das pessoas, contribuindo para a unidade e coerência do trabalho. Sinalizam o que se persegue em termos de padrão de comportamento de toda a equipe na busca da excelência.

Os valores organizacionais precisam estar claramente definidos e amplamente difundidos entre sócios, acionistas, diretores, gestores e colaboradores em geral.

Mas como definir os valores de uma empresa?

Em primeiro lugar, é necessário que a empresa estabeleça de 5 a 7 valores dos quais ela não abre mão.

Para chegar a esse número, existem algumas dicas que podem te ajudar. São elas:

  1. Defina os valores com clareza e objetividade de modo a facilitar a compreensão de todos;
  2. Conecte os valores aos objetivos de longo prazo da organização;
  3. Defenda valores que façam sentido para o público-alvo do negócio e que tenham a relação com o tipo de solução que a empresa oferece;
  4. Deixe os valores visíveis a todos;
  5. Selecione valores que ajudem a diferenciar a sua empresa dos concorrentes.

Mais importante do que definir valores, é garantir que estão sendo cumpridos no mercado e constantemente, corrigir os rumos necessários. Em tempo de tecnologia e rapidez de processamento de informações, nem sempre as empresas conseguem satisfazer a expectativa de todos os envolvidos. Uma prova disso é a busca simples de reclamações em sites de grandes empresas e também nas mídias sociais. Outro problema é que em tempo da adoção do “politicamente correto”, nem sempre os funcionários expressam sua opinião sincera sobre suas organizações, com o risco de serem sumariamente cancelados (ou demitidos, como preferir).

Compartilhamos os valores de algumas empresas que nos inspiram, e esperamos que elas possam te inspirar também:

Valores da Nike

  • Inovação;
  •  Modernidade;
  • Foco nas necessidades do público;
  • Combate ao preconceito no esporte;
  • Encorajamento a novas conquistas e desafios.

Valores da Coca-Cola

  • Inovação;
  • Liderança;
  • Responsabilidade;
  • Integridade;
  • Paixão;
  • Colaboração;
  • Diversidade;
  • Qualidade.

Valores da Kopenhagen

  • Lideranças interativas;
  • Trabalho em equipe;
  • Proatividade;
  • Qualidade;
  • Ética;
  • Respeito.

Valores da Nestlé

  • Aperfeiçoamento do relacionamento com clientes e fornecedores;
  • Qualidade e melhoria contínua dos produtos e serviços;
  • Foco na satisfação dos consumidores;
  • Compromisso, valorização e envolvimento dos Recursos Humanos;
  • Compromisso com a verdade;
  • Comportamento ético.

Valores da Disney

  • Criatividade;
  • Sonhos;
  • Imaginação.

Valores da Apple

  • Comprometimento com o meio ambiente;
  • Responsabilidade dos fornecedores;
  • Inclusão e diversidade;
  • Acessibilidade;
  • Privacidade;
  • Segurança.

Valores da Samsung

  • Pessoas;
  • Excelência;
  • Mudança;
  • Integridade;
  • Prosperidade para todos.

Deixe sua opinião