Inicialmente, precisamos entender o que é Responsabilidade Social. Sua origem está nas questões éticas que envolvem a relação entre empresas e sociedade e na filantropia empresarial. O conceito teórico de responsabilidade social originou-se na década de 1950, quando a literatura formal sobre responsabilidade social corporativa aparece nos Estados Unidos e na Europa.
A responsabilidade social compreende ações que são desenvolvidas por empresas que buscam contribuir para a construção de uma sociedade mais justa e para a preservação do meio ambiente. … Está ligada ao conceito de liderança sustentável, que se baseia em três âmbitos: cultural, social e ambiental.
Como exemplo, podemos citar ações de grandes empresas brasileiras que já aliaram a questão da responsabilidade social às suas marcas de forma sólida, como a Petrobras e a Natura.
Mas aí vem uma discussão: a pequena empresa tem como criar ações de responsabilidade social no seu micro ambiente, já que não dispõe de recursos significativos para o tema? A resposta é sim! A pequena empresa pode e deve aliar estratégias de responsabilidade social às suas ações, mas deve considerar isso no seu planejamento estratégico com objetivos bem definidos, com pequenas ações que podem atingir clientes, fornecedores e funcionários por exemplo.
Vamos exemplificar as ações que tomamos na Empresa do Futuro para dar algumas idéias que poderão lhe inspirar.
Redução do uso de papel no ambiente de trabalho
Nossa redução de uso de papel foi planejada desde o início do ano de 2021, então já temos os resultados para te mostrar. Nosso planejamento incluía a redução de custos na utilização de papel e também do uso de impressoras. Uma medida prática que surtiu grande efeito foi limitar o uso das impressoras somente ao nível de supervisores, limitando acesso em rede e conscientizando os demais funcionários da necessidade de estabelecer em suas rotinas a geração de guias, informes e demais relatório somente de forma eletrônica. A métrica que utilizamos um objetivo de gastos no valor de R$ 50,00/ano/cliente com o cálculo de papel e toner de impressoras. Na apuração do resultado, os gastos foram reduzido de forma signiticativa: R$ 11,16/ano/cliente, ou seja, uma economia de 77, 67% em relação á meta estipulada.
Tratamento de lixo orgânico e coleta seletiva
São Paulo – em nossa sede na cidade de São Paulo, existe a facilidade de coleta seletiva. Com isso, dispusemos lixeiras adequadas para a separação de lixo orgânico e lixo reciclável. Como a coleta não separa o reciclável por tipo, optamos por fazer o recolhimento de forma a separar somente os dois tipos. Foram destinados 40 quilos de recicláveis para coleta seletiva durante o ano.
Uberlândia – em nossa filial da cidade de Uberlândia não existe coleta seletiva, mas optamos por separar os dois tipos de resíduos. Os reciclados são direcionados para pessoas que, semanalmente, fazem coleta seletiva no condomínio. Foram destinados 20 quilos de recicláveis para coleta seletiva durante o ano.
Quanto ao lixo orgânico, fazemos processo de compostagem com todo o lixo produzido e além disso, a transformação em composto orgânico de todo o lixo e também a grama em processo de poda. Como é uma área grande, com cerca de 3 m2, foram produzidos 200 quilos de composto orgânico durante o ano de 2021.
Incentivo para produção de horta em vasos por todos da empresa
Durante o ano de 2020, os sócios participaram de cursos sobre hortas orgânicas em pequenos espaços, treinamento oferecido de forma totalmente gratuita a qualquer cidadão brasileiro pela EMPRABA. Com isso, a nossa área externa foi preenchida com vasos: hortaliças, ervas e frutas que produzem durante todo o ano. São mais de 40 tipos diferentes e que são consumidos continuamente. O mais legal foi observar a presença de pássaros e insetos que participam do ciclo de polinização, como as abelhas, num local urbano.
Você pode incentivar seus funcionários, clientes e fornecedores à realização do curso, clicando neste link: https://ava.sede.embrapa.br/ .
Redução do consumo de água e energia elétrica
Em São Paulo e Uberlândia, reduzimos o nível de utilização de lâmpadas a cerca de 60% da capacidade com uma medida simples: analisando qual a prioridade de iluminação, reduzindo a utilização de iluminação de áreas externas, retirando holofotes. A medida gerou uma redução de cerca de 40% com impacto direto na conta de energia elétrica.
Quanto ao consumo de água, em São Paulo é maior devido à manutenção da horta em pequenos espaços. Em Uberlândia, obedecemos o ciclo da natureza, sem dispender água por exemplo na manutenção das áreas gramadas. Em época de estiagem a grama permanece baixa e seca, mas se recupera em 10 dias após o início das chuvas.
Respeito ao ciclo da natureza
Em Uberlândia existe uma grande quantidade de pássaros, que oscila de acordo com as épocas do ano. Também existe a presença de pequenos mamíferos, como macacos, quatis e gambás, que utilizam espaços do imóvel para a construção de ninhos e locais de reprodução. Optamos por não interferir neste ciclo. Periodicamente, estes animas se reproduzem, tem as suas crias e retornam para a natureza de forma contínua. Um exemplo que podemos coexistir de forma pacífica, sem maltratar ou tentar adequar estes animais em outros locais, com a desculpa superficial de que “incomoda”.
Próximas ações
Estamos planejando um curso EAD para falar sobre reciclagem que será disponibilizado de forma gratuita a toda nossa rede de contatos. Fique antenado em nossas mídias para conhecer mais e se inspirar na adoção de medidas sem custo que possam valorizar a sua marca e o seu negócio.
Compartilhe este artigo com amigos e com familiares. Eles podem fazer a diferença e trazer a consciência que temos sim que salvar a Amazônia, mas precisamos observar o nosso microambiente e contribuir com ações que possam melhorá-lo.