Uma organização, seja ela o tamanho que for, sempre envolverá pessoas!
Seja para realizar o pagamento dos funcionários, quanto repassar informações do dia-a-dia, apresentar novos colaboradores, promover a integração da equipe, há sempre um gestor de pessoas envolvido nessas atividades.
O primeiro passo para estruturar a política de recursos humanos é a conscientização e a apropriação desta ideia. Embora não exista, muitas vezes, a possibilidade de que uma pessoa atue somente nessa função, é importante que os próprios sócios da empresa se preocupem em realizar ações voltadas para os colaboradores.
Uma sugestão de início é analisar quais são os pontos críticos do ambiente, e planejar ações para melhorá-las. Pode até mesmo envolver uma pesquisa com os próprios funcionários, para saber o que eles esperam da empresa.
Na estruturação das informações, é importante descrever os processos e procedimentos, por exemplo, contratação de pessoas, orientação aos novos colaboradores, controle de benefícios.
A organização é fundamental para qualquer empresa, certifique-se que cada colaborador possui pastas específicas contendo os documentos pessoais, e se possível tenha todos estes documentos digitalizados no computador se possível.
Promover momentos de integração com a equipe só tende a melhorar o ambiente. Um exemplo é a implantação de um ritual de café da manhã em um dia específico da semana, ou a realização de reuniões semanais com os colaboradores. São ações simples e podem render bons resultados.
Por isso, a gestão de recursos humanos na pequena empresa tem importância que se torna relevante, principalmente se você quiser criar um diferencial competitivo no mercado, ter uma equipe dedicada e motivada só depende dos rumos que o seu planejamento estiver sendo bem efetuado e praticado.
Mas você deve ter tomar dois cuidados com esta questão, em minha opinião.
O primeiro cuidado é que o planejamento de recursos humanos para a pequena empresa é extremamente estratégico, mas deve ser de simples execução e levar em conta a área de atuação da empresa: serviços, comércio, indústria. Existem particularidades regionais que você deve observar e ter em mente para que o plano seja adequadamente executado.
O segundo cuidado é que você precisa escrever e documentar todos os pontos importantes que irão balizar a execução deste planejamento de gestão de recursos humanos. Não adianta nada ter um plano conceitualmente extraordinário e não executar de forma prática.
Veja um passo a passo para implantar um plano de gestão de recursos humanos em qualquer pequena empresa:
Definição de Valores Institucionais
Defina claramente quais são os valores institucionais que estão alinhados com o seu modo de pensar e agir. Uma dica muito importante é não copiar valores de grandes empresas só porque são agradáveis de ler. Vejo por exemplo pequenas empresas adotarem o jargão da Amazon “somos uma grande família”, mas na prática adotam procedimentos com seus funcionários que são de “arrancar os cabelos”.
Defina um Manual de Recursos Humanos
Faça um Manual de Recursos Humanos com estes valores e como eles balizam a seu relação de trabalho com seus funcionários. Você vai ter que pesquisar um pouco sobre legislação trabalhista para não criar conflito entre as partes. Defina por exemplo claramente quais são os motivos para advertência, suspensão e demissão por justa causa. Observe os preceitos contidos no artigo 482 da CLT.
Faça um descritivo de Cargos e Salários
Deixe claro quais são os cargos da sua empresa e níveis salariais, para que não tenha problemas de equiparação no decorrer do tempo, e nem surpresas de causas trabalhistas. Esse descritivo deve ser parte do Contrato de Trabalho, onde ambas as partes sabem de suas funções no campo do trabalho e suas relações.
Invista em Treinamento On Line
Você pode encontrar boas soluções gratuitas no mercado para a construção de competências em seus funcionários. Uma boa opção é a gama de cursos gratuitos oferecidos pelo SEBRAE de cada estado. Recomendo uma visita ao site do SEBRAE-SP e SEBRAE-PR. O importante é que você defina claramente uma política de treinamento interno, destinando algumas horas semanais para que seu funcionário faça este treinamento durante o horário de trabalho e não fora dele.
Já sabe o quão é importante a gestão de recursos humanos na pequena empresa? Na Empresa do Futuro fazemos o planejamento estratégico e dentre ele, o Plano de Gestão de Recursos Humanos com foco na pequena e média empresa. Quer saber mais a respeito? Entre em contato por nossos canais de atendimento que podemos te ajudar.