Hoje em dia, trocar o contador não é difícil. Se você decidiu que é hora de mudanças nesta área, continue lendo e aprenda o que deverá fazer.

Formalizar o documento de rescisão contratual

Se a decisão já tiver sido feita, a primeira coisa será formalizar a troca do contador pela empresa com o documento de rescisão contratual, não deixar de cumprir todas as obrigações e respeitar o que foi definido entre as partes.

Analisar o contrato atual

Para fazer a rescisão será preciso analisar o contrato vigente e todas as suas cláusulas e se precisar pagar multas.

Cumprir com o aviso prévio

Antes de formalizar os documentos oficiais e analisar o contrato é importante dar uma olhada no aviso prévio. Mesmo se não tiver acordado um, oferecer alguns dias de prazo é uma forma de finalizar os serviços sem truculências e dar o tempo para o profissional ou empresa se organizar e separar tudo que deve ser entregue.

Marque uma reunião

Além de tudo, é aconselhável marcar uma reunião para acertar detalhes e saber como andam processos que estejam em aberto, situação da empresa, entre outros, que serão de valia para o próximo profissional começar.

Se já souber qual contador contratará, peça uma orientação e pergunte os detalhes que ele/a precisará saber ou deixe que o escritório cuide desta parte.

Também é indicado deixar um diálogo aberto para esclarecimentos futuros, caso precise, por isso a dica é perguntar por qual canal e como esse contato pode ocorrer para resolver futuras pendências.

Lembrando que esse detalhe serve para facilitar o contato, mas o antigo contador ou escritório tem obrigação legal a se responsabilizar por qualquer erro cometido enquanto ainda atuava e precisa prestar esclarecimentos caso necessário mesmo após o fim do contrato.

Formalize a decisão por outros meios

Além da rescisão contratual é importante formalizar de outra forma o encerramento dos trabalhos de forma clara.

Você pode optar por usar e-mail ou enviar uma carta. Isso deve estar alinhado junto com a reunião. Qualquer documento ou informação devem ser entregues, assim de forma documentada e formal para evitar problemas futuros.

Nesta etapa, uma dica é agir com orientação de um advogado para saber as melhores formas e caminhos para ambos os lados.

Faça um planejamento para troca

Além de todos os processos citados acima, você deverá traçar um planejamento para não correr o risco de ficar sem sua contabilidade. Afinal, a falta de serviço em uma empresa pode acarretar em problemas fiscais.

Dê uma olhada no Código de Defesa do Consumidor

Saber os direitos do consumidor pode ajudar a evitar problemas ao tentar encerrar o contrato. Isso se a decisão não for bem aceita ou o profissional dificultar o processo.

Além de saber seus direitos, o contrato bem feito será muito importante. Ninguém quer pensar que os serviços serão encerrados ao assinar um contrato para começar um trabalho, mas essas questões devem ser levadas em consideração.

Por isso, outra dica é pensar nesses pormenores sempre que contratar um novo serviço de contabilidade.

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