ERP (Enterprise Resource Planning) é o termo usado para o Sistema Integrado de Gestão Empresarial. Ele é um software, ou seja, um programa usado pelas empresas e organizações com diversos benefícios. Continue lendo e saiba mais sobre Como escolher um ERP para a minha empresa.

Benefícios do ERP

O ERP é um sistema que ajuda a resolver os processos do negócio de forma unificada, além de servir para reunir os dados em nuvem de forma interna, de diferentes pontos com fácil acesso. Este sistema ajuda a evitar dados duplicados e promove integridade.

Em outras palavras, os processos do negócio serão automatizados promovendo controle interno, insights de dados, além de unir todos os departamentos.

Com ele dá para melhorar processos, economizar tempo e dinheiro, analisar vários cenários oferecendo melhor produtividade.

Como escolher o melhor ERP?

Para empresas é bem interessante ter um sistema ERP, por isso vamos listar detalhes que podem ajudar na escolha.

Procure um ERP que use novas tecnologias

As tecnologias da nova geração que usam inteligência artificial (AI) ajudarão o sistema a ter uma melhora nas capacidades sem ficar fazendo atualizações periódicas. Além disso, com o passar do tempo, a tendência é que ele fique mais fácil de usar e mais eficiente.

Defina o ERP ideal

Existem vários tipos de ERP que variarão de acordo com as necessidades. O ideal seria o que oferece soluções para os problemas vigentes visando crescimento do negócio com módulos e funções que possam economizar tempo, dinheiro e capitalizar oportunidades.

Defina etapas

A maioria das empresas fica intimidada com a quantidade de dados que deve ser passada para nuvem e não sabe por onde começar ou ficam com receio que dará muito trabalho.

Por isso, a dica é ir por etapas contratando sistemas ERP que resolvam aos poucos todos os problemas.

Prioridade para o sistema financeiro

Uma das formas mais comuns para começar é implementar um sistema financeiro primeiro para automatizar tarefas básicas, ter melhor organização da entrada e saída de dinheiro, entre outros.

Se vende produtos, coloque o inventário em seguida

Digitalizar o inventário e sistemas de pedidos com o ERP pode ajudar a cortar custos ao otimizar estoque e logística de entrega.

Se é uma empresa organizacional, automatize os processos humanos

Investir nesse tipo de aplicação ajuda a economizar tempo nas contratações e recursos para procurar talentos, por exemplo. Também pode implementar um sistema de gerenciamento de RH e melhorar a experiência dos funcionários.

Melhorar comunicação com o cliente

Outra etapa importante será procurar um ERP que ajude na comunicação com o cliente ao automatizar processos que tomariam tempo, além de agilizar o tempo nas respostas aumentando a satisfação.

Procure um sistema que funcione bem no celular

Atualmente, ter um sistema que funcione em telas de smartphone e tablets é um quesito essencial para oferecer comodidade e flexibilidade. Esse detalhe decentralizará o uso de desktops, o que é uma tendência futura.

Realoque recursos, equipes e tempo para implementação

Aprender a usar os novos sistemas ERP levará tempo e esforço por parte de todo mundo durante um tempo. Portanto, a empresa deverá estar comprometida a passar pelo processo para ter sucesso na implementação.

Veja com o seu Contador quais as suas necessidades

Todos os pontos citados são importantes, mas não esqueça de conversar com o seu contador antes de finalizar a contratação do ERP.

Gostou das nossas dicas de Como escolher um ERP para empresa? Acompanhe esse e outros artigos em nosso blog!

Deixe sua opinião