Na responsabilidade social e corporativa, verifica-se que a empresa almeja uma forma de estar na sociedade, procurando um equilíbrio entre os pilares econômico, ambiental e social. As organizações deixam de ser apenas um fator lucrativo, para atingirem uma dimensão social.

DESENVOLVIMENTO DO MARKETING AMBIENTAL

A definição clara de sua missão e visão de negócio. Esta medida visa um posicionamento de marca e deverá promover mudanças profundas na cultura organizacional. Tal mudança será possibilitada através do treinamentos comportamentais com foco na atuação em grupo de todos os funcionários da organização.

A adoção de ferramentas de aferição de qualidade e certificação do produto, com a adoção da ISO 26.000 que busca a gestão “verde” do ciclo de produção, além do desenvolvimento de ações sociais que reflitam no ambiente interno da organização. Deverá haver a certificação de todos os fornecedores de matéria-prima na utilização de produtos ecologicamente corretos, que tenham a sua produção garantida pelo selo de “produto verde” em toda a sua cadeia de produção. Uma pesquisa de mercado para definir quais são os públicos alvo dos novos produtos a serem desenvolvidos pela organização.

RESPONSABILIDADE SOCIAL CORPORATIVA

No quesito se Responsabilidade Social Corporativa,  a organização deverá planejar suas ações de acordo com o volume de recursos que forem destinados a estes públicos. Recursos menores irão propiciar ações de cunho local, muitas vezes no entorno da empresa, com a participação de colaboradores e engajamento em ações pontuais e contínuas, sendo que recursos mais robustos, permitem a descentralização e execução de projetos de sustentabilidade social em todos os locais em que empresa estiver presente no território nacional.  

No e-book que você pode baixar, tem mais sobre o que é Responsabilidade Social Corporativa e também sua implicação nos pequenos negócios. Vamos Juntos?

Flávio Freitas é administrador de empresas formado pela UNIFEI-SP (1997). É formado pela FIA-USP em MBA em Recursos Humanos (2003) e Gestão de Qualidade de Vida no Trabalho (2004). Com 30 anos de experiência em auditoria (BDO) e consultor em empresas do setor de indústria, serviços e comércio desde 2003, atua também como produtor cultural no mercado de música e dança (desde 2005) e criou a Empresa do Futuro, uma Startup digital que atua com suas marcas e soluções: Contabilidade Consciente e Consultoria Consciente. Atualmente está cursando Ciências Contábeis na FIPECAFI-SP e MBA em Marketing Digital na FMU-SP.

Deixe sua opinião