O que é o estresse?
O estresse é a reação do corpo às mudanças que requerem uma resposta imediata ou adaptação a uma nova realidade. Ele pode ser experienciado através de fatores externos (trabalho, acidente de trânsito, impasse no relacionamento) ou ser estimulado por seus próprios pensamentos.
Já percebeu que alguns devaneios causam reações emocionais fortes? Então, somente o ato de pensar em alguma pendência ou cenário futuro pode deixá-lo estressado. Situações consideradas positivas, como uma promoção ou o nascimento de um filho, também podem causar estresse. Quando algum destes eventos se apresenta, o sistema nervoso reage liberando uma descarga de hormônios como a adrenalina e o cortisol, que por sua vez avisam o corpo de que é preciso tomar uma atitude urgente. O coração acelera, os músculos contraem, a pressão sanguínea aumenta, a respiração fica ofegante e seus sentidos se tornam mais aguçados. Estas mudanças físicas ocorrem para aumentar a sua força e resistência, e melhorar a sua velocidade de reação.
No entanto, em períodos curtos, o estresse ajuda a manter o foco, a energia e o estado de alerta. Além disso, o estresse pode impulsionar o indivíduo a enfrentar desafios. Porém, ao atravessar a sua zona de conforto, o estresse deixa de ser útil e pode começar a causar grandes danos à sua mente e corpo.
A necessidade de lidar com novas obrigações e modificar o seu comportamento para corresponder ao novo ambiente são bem estressantes! Em outras palavras, encontramos o estresse em diversas ocasiões comuns da vida. Não é possível escapar dele, mas é possível aprender a controlá-lo e a evitá-lo (até certo ponto) no dia a dia.
O que é o estresse no trabalho?
O termo estressor ocupacional designa estímulos que são gerados no trabalho e têm consequências físicas ou psicológicas negativas para um maior número de indivíduos expostos a eles. Consideram-se agentes estressores os fatores extraorganizacionais e organizacionais, individuais e de grupo.
O que ocasiona estresse no ambiente de trabalho?
Um ambiente de trabalho estressante pode ser extremamente danoso para a saúde dos colaboradores e para a produtividade da empresa. Excesso de trabalho, problemas de relacionamento, cobranças inadequadas ou em demasia são alguns dos fatores que desencadeiam o estresse no trabalho cotidiano das organizações.
Quais são as causas mais comuns de estresse no trabalho?
Certos fatores tendem a caminhar juntos com o estresse relacionado ao ambiente de trabalho. Geralmente, são ocasionados por momentos de pressão, incerteza ou altos níveis de ansiedade. Os elementos mais estressantes são:
- salários baixos;
- hábitos produtivos ruins;
- carga de trabalho excessiva;
- poucas oportunidades de crescimento ou aprendizado;
- trabalho nada desafiador ou interessante;
- falta de apoio social;
- falta de controle sobre decisões relacionadas ao trabalho;
- demandas conflitantes ou expectativas de performance pouco claras.
Administrar o estresse é um grande desafio. O acúmulo gerado por essa tensão excessiva pode acarretar em consequências negativas para a saúde e o bem-estar do indivíduo. Confira a seguir algumas dicas para gerenciar o nível alto de estresse:
- Evite substâncias estimulantes (como a cafeína e a nicotina) e o álcool. O açúcar refinado, presente em muitos alimentos, também pode ser prejudicial, aumentando a sensação de cansaço e irritabilidade;
- Pratique exercícios físicos. Além de regular a qualidade do sono, as atividades físicas produzem neurotransmissores capazes de ajudar a restaurar o equilíbrio do corpo e da mente;
- Durma bem e antes da meia noite. A privação de sono é um fator que agrava o estresse.Busque criar uma rotina de higiene do sono para condicionar seu corpo de que está na hora de descansar. Caso os sintomas de distúrbios do sono persistam, procure ajuda médica e psicológica;
- Saiba identificar quais situações podem ser controladas e imponha limites. Aprenda, também, a dizer não quando necessário;
- Descanse sem culpa. Muitas vezes, levamos as situações ao extremo, sem respeitar os sinais que o corpo e a mente dão sobre a exaustão. Saiba identificar esses momentos e respeite esse período para recuperar suas energias;
- Fale sobre seus problemas e sentimentos. Muitas vezes, uma boa conversa ajuda a liberar a tensão acumulada, olhar as situações sob novas perspectivas, alinhar as expectativas e encontrar ferramentas para encarar as situações que geram estresse.
Agora já sabe como gerenciar o seu nível de estresse? Opte sempre por boas escolhas de saúde e bem estar. Acompanhe nossas publicações sobre saúde e qualidade de vida!