Durante nosso dia temos diversas responsabilidades, e muitas vezes não sobra tempo para nós mesmos nem mesmo para adquirirmos uma alimentação saudável. Mas é preciso ter atenção, pois é muito importante cuidarmos da nossa saúde, e não precisamos radicalizar para isso. Continue a leitura e confira 5 dicas importantes para você manter uma alimentação saudável!

  • Alimente-se devagar

Alimentar-se rápido demais nos deixa a sensação de peso, de sono, e faz com que comamos mais do que o necessário também. Para evitar isso, desligue aparelhos durante as refeições, pois estes podem disparar a ansiedade e fazer você comer depressa. E sempre que possível, almoce na companhia de alguém, para que possam conversar e saborear a comida, fazendo sua refeição mais agradável.

  • Reduza os níveis de açúcares

O açúcar refinado é um composto que vem da cana-de-açúcar, porém, toda a parte boa dele foi retirada, sobrando apenas as calorias. Reduzir significa deixar de ingerir uma quantidade de calorias desnecessárias para nosso organismo. Procure também substituir a versão refinada pelo mascavo, por exemplo, que não passou pelo processo de refinamento, e ainda mantém os valores nutricionais.

  • Inclua alimentos orgânicos em sua alimentação

Estes são preferidos pois são produzidos sem utilização de agrotóxicos e conservantes, que são substâncias maléficas para o nosso organismo. Caso não seja possível encontrar nestas versões, sempre ao escolher frutas, verduras e legumes, pense em como você as encontraria se estivesse pegando direto do pé. Se oferecerem a você um tomate muito vermelho, muito redondo, de casca lisa e brilhante, fique esperto!

  • Incluir cereais integrais no cardápio

Há vários produtos que consumimos diariatemente que podem ser substiruídos por suas versões integrais, como arroz, pão e macarrão integrais. Já os cereais como aveia, quinua, amaranto, centeio e cevada, podem fazer parte de algumas de nossas refeições.Eles são ricos em fibras que causam saciedade, auxiliam no controle dos níveis de glicose e colesterol sanguíneos, além de regularizarem o trânsito intestinal.

  • Diminuir a ingestão de produtos embutidos

Os alimentos industrializados são ricos em sódio, açúcar refinado e gordura trans. Todas substâncias, se consumidas em excesso, são nocivas ao organismo.

A adoção de hábitos alimentares saudáveis deve ser uma prática diária na sua vida. O importante é priorizar uma alimentação natural, priorizando a ingestão de frutas, verduras e legumes. Além disso, praticar o autocuidado não deve ser visto como um gesto de egoísmo. Comer seu prato favorito, ouvir músicas de sua banda preferida, praticar uma atividade que lhe dê prazer, ir a um lugar que você gosta é uma ótima maneira de se sentir bem e, consequentemente, ter mais qualidade de vida.

Melhorar a qualidade de vida é mais fácil do que muita gente pensa. Com um pouco de organização é possível realizar grandes mudanças! Agora que você já sabe como ter qualidade de vida, que tal dividir essa informação?

Para isso, basta compartilhar esse artigo em suas redes sociais para que todos os seus contatos também tenham acesso.

Deixe sua opinião