No empreendedorismo do mundo digital, é preciso antes conhecer profundamente o comportamento do consumidor: suas dores, expectativas e principais formas e comportamentos na hora da compra, não importa se é um grande negócio, ou um pequeno negócio, tão presente no nosso mercado.
Quero te contar a história da Women Shoes: a Women Shoes é uma empresa de pequeno porte, sem grandes recursos para investir em pesquisas de marketing para que possa planejar a sua entrada no mercado.
Como forma de estudo de mercado consumidor, o planejamento da pesquisa qualitativa deverá ser desenvolvido com os clientes que já frequentam a loja física da WS. Através do desenvolvimento de um questionário de entrevistas com respostas qualitativas, a WS poderá perceber quais são as tendências de seu público consumidor, retirando dados conclusivos para a elaboração das conclusões Pesquisa de Marketing.
Outra forma importante de abordagem é a Pesquisa Primária de Mercado. Como os valores envolvidos numa pesquisa direcionado são muito altas, uma opção viável é efetuar uma pesquisa com a sua própria rede de clientes, através do envio de formulários e convites por e-mail para este público. Finalmente, a Pesquisa Secundária de Mercado apresentará dados estatísticos sobre a realidade de mercado, que pode ser complementada com uma Pesquisa de Cliente oculto para entender a forma e atendimento de seus concorrentes no mercado, rastreando marcas e Market Places online já presentes no mercado.
A netnografia será amplamente empregada nos clientes que o negócio já possui, através das redes sociais em que o negócio estiver presente. A pesquisa de mercado primária trará como complemento, dados quantitativos ao estudo do cenário proposto, em complemento às conclusões qualitativas que serão advindas do processo de entrevistas individuais ou Grupo Focal, além das conclusões advindas da pesquisa secundária.
Quer saber mais sobre este assunto e o desfecho do caso da Women Shoes? Pegue este material gratuito que escrevi para você *O comportamento do Consumidor no Mundo Digital* com dicas aplicáveis a qualquer negócio e ainda, mais informações que você pode buscar em vídeos qualitativos sobre o tema no You Tube. Vamos juntos?
Flávio Freitas é administrador de empresas formado pela UNIFEI-SP (1997). É formado pela FIA-USP em MBA em Recursos Humanos (2003) e Gestão de Qualidade de Vida no Trabalho (2004). Com 30 anos de experiência em auditoria (BDO) e consultor em empresas do setor de indústria, serviços e comércio desde 2003, atua também como produtor cultural no mercado de música e dança (desde 2005) e criou a Empresa do Futuro, uma Startup digital que atua com suas marcas e soluções: Contabilidade Consciente e Consultoria Consciente. Atualmente está cursando Ciências Contábeis na FIPECAFI-SP e MBA em Marketing Digital na FMU-SP.